Automação Residencial

Você tem total controle de sua casa pelo celular de qualquer lugar em que esteja!

 

Por Marisa De Lucia

 

A tecnologia avança aceleradamente e, com isso, cada vez mais dispomos de recursos para tornar nossa vida ainda mais prática e segura.

automacao-residencial002

 

Imagine poder controlar, pelo celular ou tablet, o acesso à sua casa? Por exemplo, você saiu e esqueceu de trancar a porta ou alguém acabou de chegar e está sem a chave da porta de entrada. Você pode trancá-la ou abri-la de onde estiver. Bom demais, não é mesmo?

Quem assistia aos episódios de “Os Jetsons”, a família do futuro, deve estar pensando que essa realidade já chegou. De fato, o conceito surgiu nos EUA na década de 1970, quando os primeiros sistemas automatizados de controle remoto foram criados para aplicações industriais. E agora essa comodidade está invadindo os lares em vários países como no Brasil.

Para quem não sabe, a automação residencial consiste em aplicar tecnologias no interior de sua casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Isto porque ela faz com que todos os sistemas eletrônicos funcionem sob o nosso total controle.

Além de poder ver tudo o que acontece em sua casa, de qualquer lugar, por meio de seu dispositivo, o som e a iluminação de cada ambiente, assim como todos os equipamentos, como iluminação, ar condicionado etc. podem ser regulados mesmo quando não estamos presentes.

Sem contar que é possível controlar o fechamento de cortinas e aparelhos, programando-os para o horário desejado, e até acionar o sistema de irrigação de jardim, por meio de sensores de umidade do solo e temporizadores, mantendo suas plantas sempre nas condições ideais.

A automação residencial também pode deixar a sua casa sustentável, detectando onde estão os maiores consumos e economizando de forma racional, reduzindo desperdícios não só de luz, como também de água. Isso, além de oferecer maior segurança aos moradores na terceira idade e aos que têm alguma necessidade especial.

O aplicativo para este monitoramento de sua casa à distância é desenvolvido por analistas de sistemas e engenheiros, com base no que cada cliente deseja automatizar.

Algumas empresas oferecem ao usuário um atendimento remoto de help-desk para solucionar dúvidas e atualizar as versões de cada projeto de automação residencial, para melhor comodidade.

Mas você deve estar se perguntando qual o preço para automatizar sua residência. Isso vai depender do seu interesse, podendo até não sair muito caro. Por isso, pesquise bastante antes de contratar, pois os preços variam muito!



comment closed