Alimentos para Cães

Confira alguns alimentos bons e outros que são tóxicos para seu pet

 

Por Marisa De Lucia

 

Você que tem pet já deve saber que existem diversos tipos de alimentos que o seu cachorro pode comer e são muito benéficos, no entanto, outros precisam de bastante controle e tem ainda aqueles que são até perigosos para sua saúde.

 

alimentacao-pet01

 

Quem nunca parou pra pensar: “o que será que o meu cachorro pode comer”?

A primeira medida que você deve tomar é não dar a ele determinado alimento que você não tem certeza se pode fazer bem para ele.

Procure se informar com seu veterinário ou sua veterinária e não confie só na Internet, pois pode ter alguma informação errada!

 

Teu Cachorro Pode Comer

 

Banana

A banana tem muitos nutrientes bons como vitamina B, vitamina C e potássio e, também, muitas fibras que, assim como para nós humanos, podem ajudar a manter a regularidade do intestino de seu cachorro.

Maçã e Pera

Tanto a maçã como a pera são fontes de nutrientes e contêm vitamina K, cálcio, vitamina C e fibras solúveis. De acordo com o grande Cesar Milan, as maçãs, por serem duras e fibrosas, ajudam a limpar os dentes de seu cão. No entanto, procure evitar dar as sementes, o cabo e o caule, pois contêm cianeto, que é tóxico tanto para os cachorros quanto para nós, humanos.

Melão

O melão é muito bom, pois contém nutrientes, vitaminas e minerais. Em particular, o melão possui muita vitamina A, B e C, além de ser uma boa fonte de potássio.

Cenoura

As cenouras são boas para a pele e o pelo dos cachorros, por isso são uma excelente opção de alimentação.

Arroz

O arroz, desde que bem cozido, faz muito bem para a maioria dos cachorros. O arroz branco tem alguns benefícios, entre eles de ajudar a acalmar diarreias.

Peixe cozido

O peixe é uma carne magra muito boa, que contém ácidos graxos ômega, difíceis de se encontrar nas comidas de cachorros. Mas, certifique-se de que não tenha espinhos ao servi-lo.

Abóbora

A abóbora é muito usada para tratar todos os tipos de problemas do estômago dos cachorros, incluindo diarreias, além de conter betacaroteno, excelente para a visão deles.

Folhas Verdes

A maioria das folhas verdes são muito boas para os cachorros, pois contêm vitaminas A, K e C.

 

alimentacao-pet02

 

 

Teu Cachorro Pode Comer com Moderação

 

Pimentão

O pimentão verde, por exemplo, é muito leve e contém muitas vitaminas e minerais. No entanto, outros pimentões mais ardidos podem causar estragos no sistema digestivo do seu cachorro.

Pão

Pão não é algo tão nutritivo, mas não vai ser ruim para ele. No entanto, os cachorros não podem comer pão cru feito com fermento. A massa crua aumenta e se expande no estômago dele prejudicando-o.

Morangos

Os morangos são totalmente seguros para o seu cachorro, pois contêm uma grande quantidade de fibras, vitaminas e antioxidantes. Contudo, você não deve exagerar.

Queijo

Cachorros amam queijo tanto quanto nós humanos, mas procure dar a ele queijo com pouco teor de gordura. A mussarela, principalmente a light, é uma boa opção. Alguns queijos, como o cottage, são muito ricos em proteínas.

 

Teu Cachorro Não Pode Comer

 

Abacate

O abacate contém uma substância química chamada persina, uma toxina fungicida que vaza da fenda e fica absorvido na polpa.

Uvas – Recentemente, foi descoberto que as uvas estão associadas com insuficiência renal canina. No entanto, ainda não se sabe porque alguns cachorros podem comer uvas sem ter efeitos colaterais e outros podem desenvolver doenças graves, com risco de vida.

Amêndoas e Nozes

Não dê nozes para seu cachorro, pois o sistema digestivo dele não consegue lidar com elas. De todas as nozes, as amêndoas estão entre as menos nocivas, e se ele comer uma ou duas não vai fazer tanto mal, mas a macadâmia, por exemplo, pode ser altamente tóxica.

Cebola e Alho

A cebola é um dos alimentos mais tóxicos para os animais. E o alho é ainda mais forte e, portanto, mais tóxico.

Cerveja

Nem é preciso falar que qualquer tipo de álcool é veneno para o seu animalzinho!

Chiclete

Chiclete é uma das coisas mais perigosas para um cachorro comer, pois contém uma substância química chamada xilitol, um adoçante sacarina que pode causar quedas graves de açúcar no sangue. Os cachorros podem desenvolver desorientação e até mesmo ter uma convulsão  após 30 minutos depois da ingestão de xilitol.

Chocolate

O chocolate contém duas substâncias químicas nocivas: cafeína e teobromina, altamente tóxicas para os cachorros. No geral, o chocolate mais escuro é mais perigoso ainda.

Milho

Além se ser muito difícil de digerir, o milho deve ser evitado, pois pode causar picos de açúcar no sangue e, também, causar ou piorar alergias.

Procure evitar dar alimentos sem ter certeza de que seu cão pode comer, principalmente se ele sofrer de alguma doença como diabetes.

E lembre-se: se teu cachorro comeu algo que não deveria, vá urgentemente até o veterinário ou veterinária de sua confiança!

Afinal, eles merecem todo nosso amor, não é mesmo?



comment closed