Nhoque de Beterraba

Delicioso! Ainda mais para os amantes de beterraba…

 

Edição: Marisa De Lucia

 

nhoque-beterraba2

 

Ingredientes:

Purê de beterraba

400 grama(s) de beterraba

2 colher(es) de sopa de azeite

1 colher(es) de chá de sal

Molho de queijo

1 litro(s) de creme de leite fresco

200 grama(s) de queijo Grana Padano

sal e pimenta a gosto

Nhoque

600 grama(s) de batata Asterix

purê de beterraba feito anteriormente

30 grama(s) de pó de beterraba

3/4 colher(es) de sopa de manteiga

3 colher(es) de chá de sal

40 grama(s) de queijo Grana Padano ralado

1 ovo

1 xícara(s) de chá de farinha de trigo

 

Modo de preparar:

 

Purê de beterraba

Pegue um recipiente largo e coloque as beterrabas bem lavadas e secas, tempere com um pouco de sal e azeite, envolva cada beterraba com papel-alumínio e coloque em um refratário. Leve ao forno por uma hora a 180°C ou até que esteja bem macia.

Ainda quente, descasque-as e com o auxílio de um liquidificador, batendo até ficar uma mistura bem lisa. Leve ao fogo baixo até obter um purê bem firme e escuro, por aproximadamente 50 minutos. Reserve.

Molho de queijo

Coloque o creme de leite em uma panela bem alta e leve ao fogo baixo para reduzir (até a metade), mexendo algumas vezes para que não queime no fundo da panela. Quando chegar a quantidade desejada, despeje o Grana Padano e mexa bem até que se incorpore no creme e forme um molho de queijo bem liso, acerte o sal e a pimenta, de acordo com seu gosto e reserve. Na hora que for servir, esquente de novo.

Se em algum momento do preparo (na hora de colocar o queijo ou na hora de esquentar o molho pronto) ele se separar e formar alguns pontos de gordura, bata o molho no liquidificador e, se necessário, acrescente um pouco mais de creme de leite sem reduzir.

Nhoque

Descasque as batatas e coloque-as em uma panela com água até cobri-las, leve ao fogo até que estejam cozidas (tem de começar a partir facilmente, mas ainda tem de ter o meio levemente esbranquiçado), escorra a água e imediatamente esprema-as com o auxílio de um espremedor manual.

Assim que espremer, transfira o purê de batata para uma vasilha grande e adicione o purê de beterraba, o pó de beterraba, a manteiga, sal, parmesão e, por último, o ovo inteiro, mexa bem e leve para a geladeira até que esteja completamente frio.

Assim que estiver frio, coloque uma panela com água e sal no fogo alto para ferver, depois transfira o purê para uma bancada enfarinhada e adicione a farinha restante ao purê, misture bem e comece a moldar os rolinhos de nhoque. Corte-os em pedaços de aproximadamente dois centímetros e dê o formato pressionando uma das pontas com a ajuda de um garfo.

Cozinhe os nhoques em água fervente até subir. Em seguida, transfira-os direto para o molho de queijo e sirva-os imediatamente.

Observação

Se você não for servir imediatamente, separe uma vasilha com bastante água e gelo, cozinhe os nhoques até subirem à superfície e coloque-os imediatamente dentro da vasilha com água e gelo. Deixe até esfriar completamente, escorra a água e transfira para  um recipiente com um pouco de óleo. Guarde refrigerado por até dois dias. Na hora que for usar, coloque-os novamente em água bem quente por uns 40 segundos e transfira diretamente para o molho já aquecido. Sirva-os ou coloque-os ainda gelado em um refratário e, por cima, o molho bem quente. Leve ao forno para esquentar bem por uns 10 minutos e sirva logo em seguida.

 



comment closed