Dia Nacional do Pijama

 

Pelo direito de uma criança crescer numa família

 

Por Marisa De Lucia

 

Você já tinha ouvido falar do Dia Nacional do Pijama? Eu, até então, só tinha ouvido falar da Noite do Pijama…

 

Realizado anualmente, no dia 20 de novembro em Portugal, o Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário, pois as crianças ajudam outras crianças.

 

dia-pijama3

 

 

Mas como elas ajudam?

 

Algumas semanas antes, as crianças recebem uma casinha de papelão, a Casa dos Pijamas, na qual depositam algumas moedas que serão doadas para crianças que passam por dificuldades.

 

Assim, no dia 20 de novembro, que coincide com o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, crianças até 10 anos de idade de Creches, Jardim de infância e Escolas de 1º ciclo nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) – ou de países onde há escolas portuguesas -, vão para a escola vestidas de pijama e passam o dia em atividades educativas e divertidas.

 

dia-nacional-pijamas2

 

Antes da data, as educadoras e professoras organizam um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama, que tem por objetivo sensibilizar os portugueses – um dos povos mais solidários do mundo – para esta causa, ou seja, para o “direito de uma criança crescer numa família”, uma vez que em Portugal, mais de 8.000 crianças vivem separadas de seus pais, em instituições.

 

Esta sensibilização da sociedade portuguesa ajudou até mesmo a mudar a Lei que agora determina que as crianças de até seis anos de idade, separadas dos pais, devem crescer numa família.

 

No Dia Nacional do Pijama são as crianças que ajudam outras crianças, mas você também pode ajudar esta causa visitando a Loja dos Abraços no site www.mundos.devida.pt adquirindo como recordação os livros da Coleção Dia Nacional do Pijama. A história que o livro traz este ano chama-se A Pedra Falante.

 

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram a todos que “uma criança tem direito a crescer numa família”.

 

Bela iniciativa!



comment closed