20º Congresso FATEC-SP

Alunos apresentaram projetos bastante interessantes e algumas palestras lotaram as salas

 

Por Marisa De Lucia / Fotos: Emmowalker

 

Realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, a 20ª edição do Congresso de Tecnologia da FATEC-SP – Faculdade de Tecnologia de São Paulo reuniu um grande número de participantes e foram discutidos estudos inovadores para quem é da área de tecnologia.

 

congresso-fatec-sp

Apresentação da Banda Fá Maior, durante a abertura do Congresso, que recebeu um grande número de participantes.

 

Os palestrantes, entre professores, pesquisadores e profissionais de empresas, deram um verdadeiro show de conhecimento, contribuindo bastante para que os alunos pudessem adquirir informações valiosíssimas para aperfeiçoamento, o que é fundamental para ter sucesso em suas atuais e/ou futuras carreiras.

 

congresso-fatec-decio

Prof. Me. Decio Moreira, diretor da FATEC-SP, e Prof. Me. Antonio Celso, fundador do iCenter, sempre prestigiando os eventos.

 

Os alunos que apresentaram pôsteres, trouxeram projetos muito interessantes na área de pesquisa, mostrando que não apenas estão dominando o que aprendem, mas que estão, também, com a criatividade em alta para fazer a diferença neste mundo tão competitivo.

 

congresso-fatec001

Prof. José Eduardo Radalli com o Prof. Me. Robson Fontes da Costa, organizador do evento.

 

De acordo com o Prof. Me. Robson Fontes da Costa, organizador do evento, foram realizadas 160 palestras dos mais variados temas referentes à área de tecnologia e apresentados 140 pôsteres de projetos de alunos de Iniciação Científica da própria FATEC-SP como, também, de outras instituições de ensino. Para ele, o evento foi muito bem conduzido e teve um resultado bastante positivo, contudo, “apesar de todos os esforços de divulgação, muitos alunos da própria FATEC não compareceram às palestras e, por isso, deixaram de adquirir conhecimentos importantes para uma carreira de sucesso”.

 

Pelo iCenter, a convite do Prof. Dr. Emerson Roberto Santos, foram realizadas as palestras “Estruturas de Aeronaves”, proferida pelo tecnólogo em Soldagem e ex-aluno da FATEC-SP Prof. Antonio Marco Souza, da empresa GOL Linhas Aéreas Inteligentes; “Development of Resistive Memories based on Transition Metal Doped Graphene Oxide for Neuron Simulation, pela Profª Drª Marina Sparvoli de Medeiros da UFABC – Universidade Federal do ABC; “Evasão no Ensino Superior no Brasil” e “Softwares e aplicativos na gestão de obras de construção civil”, proferidas pela Profª Drª Fernanda Maria Pinto Freitas Ramos Ferreira; e “Propriedades Básicas de LEDs, proferida pelo engenheiro mecânico Paulo Victor Spessoto Pingueiro, da Nichia America.

 

A palestra “Resposta Rápida – Seu futuro emprego ou sua empresa futura?”, proferida pelo Prof. Me. Antonio Celso Duarte, fundador do iCenter FATEC-SP, teve grande visibilidade e atingiu um grande número de alunos, não só pelo tema abordado, mas pela forma como o professor trouxe as informações e novidades e pelo respeito e carinho que todos têm por sua pessoa e seu profissionalismo, principalmente, por sua garra para alavancar os projetos submetidos pelos alunos.

 

A participação do iCenter da FATEC-SP foi fundamental para o sucesso do evento, pois seu fundador Prof. Me. Antonio Celso Duarte trouxe, entre muitas outras contribuições, a iCenter Exp-Radio, brilhantemente conduzida pelo aluno do curso de ADS – Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FATEC-SP Marcelo Gomes, que também é formado em Publicidade e Propaganda pela ECA – Escola de Comunicação e Arte da USP. Um verdadeiro showman.

 

congresso-fatec0044

 Marcelo Gomes da iCenter Exp-Radio e Banda ConstruSom, dando um verdadeiro show de apresentação durante o Congresso.

 

A Banda ConstruSom, composta por alunos de várias unidades da FATEC e diversas universidades, como USP, também esteve presente ao evento e seus integrantes deram um show na iCenter Exp-Radio. Cantando músicas MPB e nos intervalos sendo entrevistados por Marcelo Gomes, mostraram muita garra e dedicação com este excelente trabalho que, apesar de recente, já canta e encanta a todos. Para contratar os trabalhos da banda, entre em contato pela página do Facebook “Espaço Projeta Arte Fatec-SP”.

 

congresso-fatec002

Prof. Me. Antonio Celso Duarte, Prof. Me. Dionísio Gava Junior, Prof. Me. Hamilton Viana, vice-diretor da FATEC-SP  e o presidente da organização Six Sigma Clovis Bergamo Filho, palestrante.

 

Em sua palestra, o presidente da organização Six Sigma, Clovis Bergamo Filho, falou da importância do processo que, segundo ele, é o DNA das organizações. Tanto que um de seus livros já publicados fala dos Processos disruptivos que estão impactando as empresas. Ele observou, ainda, a necessidade da empresa ter um processo bem estruturado, mas observou que de nada adianta um projeto ser eficiente se não for rápido. Finalizando, Clovis disponibilizou para todos os presentes, um curso EAD – Educação a Distância de duração de quatro horas, que traz a base de como estruturar sua empresa. Basta acessar: www.leansixsigma.com.br e se inscrever para ter a certificação White Belt.

 

congresso-fatec003

Fernando Alarcon, Planejador Financeiro Pessoal, da Brain4 Finance.

 

A palestra proferida por Fernando Alarcon, Planejador Financeiro Pessoal, proprietário da Brain4 Finance, também foi muito aplaudida. O profissional mostrou seu trabalho junto  a clientes, falando da importância de planejar o orçamento familiar com vistas no futuro e não apenas no dia a dia, e mostrou sua plataforma Money Line, com a qual consegue ter uma noção de orçamento para os próximos 12 meses da vida de seus clientes. Para entrar em contato com Fernando Alarcon, mande um e-mail para: fernandoalarcon@brain4finance.com.br

 

Além de todas estas atividades, foram realizados workshops, minicursos e apresentações culturais, entre elas o X Espaço Cultural Tecnologia e Arte da FATEC-SP / 2018, com a Exposição: “Ser ou não Ser” dos artistas visuais: Bia Black / Cleusa Rossetto / Humber Furlan / Juliane Mai / Marcio Faria.

 

Um evento, de fato, enriquecedor e inesquecível!



comment closed